"Educação Física deve ser levada a sério" - diz Minotauro

sergiospires
0

Em entrevista exclusiva, o lutador do UFC (Ultimate Fighting Championship), Antônio Rodrigo Nogueira, 38 anos, popularmente conhecido como Minotauro, afirma que o esporte deve estar no dia a dia das crianças, principalmente na disciplina de Educação Física. Segundo Minotauro, o esporte pode melhorar a qualidade de vida, tanto física, como mentalmente, ajudando, ainda mais, a concentração para os estudos.

Diferente dos ringues, onde se tornou tetracampeão mundial no UFC e um dos maiores lutadores de artes marciais do país, o lutador mostrou-se sorridente e carismático durante a entrevista. Relatou que, aos onze anos, sofreu um grave acidente ao ser atropelado por um caminhão, ficando quatro dias em coma, e um ano internado. “Demorei um ano e meio para me recuperar e voltar a andar normalmente. Foi por meio do esporte que pude fortalecer meu corpo e voltar a ter uma vida normal”, disse.

Persistência e Planejamento – Uma das lições que as artes marciais propiciaram a Minotauro foi a ter persistência e planejamento. “Em uma luta, não basta apenas treinar, é preciso ter planejamento de treino, assim como tudo na vida. Isto me ajudou a programar melhor a minha vida em todas as lutas em que participei. Isto também pode ajudara todos a se planejarem para os estudos e seus objetivos finais”, orientou.
Minotauro destacou ainda a importância das aulas de Educação Física nas escolas. “É uma matéria importantíssima que tem de ser levada a sério. Nos Estados Unidos e na Europa, os principais atletas são oriundos das escolas, que têm um papel importante na formação”, disse.

O lutador relata a importância da prática das artes marciais. “Temos uma filosofia diferente, pois a maioria das pessoas que treinam artes marciais, não querem competir, muito menos ser lutador, mas apenas conhecer as artes marciais como qualidade de vida”, explicou.

Palestras –  Atualmente, Minotauro utiliza as artes marciais como um projeto que consiste em dar palestras nas escolas para alunos do Ensino Fundamental II e Médio. “Realizo este projeto há 12 anos. Foi um método que aprendi no Japão durante as pré-temporadas que realizávamos com os profissionais de beisebol e aí, trouxemos esta experiência para o Brasil”, relatou.

Nestas palestras, o lutador relata como o esporte é capaz de transformar a vida de pessoas. “O esporte não só fortaleceu o meu corpo, como a minha mente. Mostro isto para as crianças que o esporte é saúde. Insisto em dizer, que, quem pratica artes marciais não precisa competir, mas sim, usar como filosofia de vida, por meio da disciplina e da dedicação diária pela saúde”, completou.


Sobre a tecnologia, Minotauro afirma que é importante, mas nunca deixar de brincar, mas cabe a escola obrigar aos filhos a praticarem esporte por meio das aulas de Educação Física. É muito importante as crianças utilizarem as redes sociais, porém, o mais importante é cuidarem do seu corpo. Por isto, volto a repetir, as sociedades competitivas no esporte, são porque a Educação Física é importantíssima. É obrigatório. É uma disciplina que deve ser levada a sério, não basta jogar aquela bolinha. Esta hora deve ser sagrada na escola”, conclui.

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top